quarta-feira, 2 de julho de 2008

Wall-e ou "como faser uma animação de qualidade"


Antes de começar esse post vamos esclarecer dois pontos:
1) Eu não gosto de animações 3D: podem me chamar de antiquado, mas o bom e velho acetato ainda tem seu espaço, além de seu toque de classe que é insubstituível e convenhamos, ja viu algum filme de animação que tivesse um história realmente boa? Podem até citar formiguinhaZ,Toy Story e outros, mas a maioria só fala deles porque marcaram a infância, se assistirem hoje em dia é mais pela nostalgia do que pela diversão propriamente dita.
2) Eu odeio filme romântico: na verdade se qualquer filme tiver uma histórinha de amor por mais secundaria que seja já me desagrada, talvez pelo fato de eu ser mal amado ou porque todo diretor que tente falar em amor caia no piegas, oque importa é que babação em filme não me agrada.
Mas dai você me pergunta "em tão como tu pode ter gostado do filme magrão?" ora por causa de uma uma simples palavrinha que faz toda a diferença, qualidade meu filho, ela muda tudo.
Vamos começar pela animação propriamente dita, ela é soberba, muito bem feita e só, não a mais oque falar dos aspectos técnicos, e é justamente ai que esta a primeira qualidade do filme, a qualidade gráfica não é o principal do filme como em outras produções do género, aqui ela é só uma ferramenta pra ajudar a contar a história, tanto que o filme podia ser um live-action que não teria diferença nenhuma.
E agora o verdadeiro trunfo do filme, a história, o filme trata da devastação ambiental, critica a facilidade com que as pessoas se entregam ao ócio ou não percebem o mundo a sua volta, mas oque realmente chama a atenção no filme é a relação entre o robô garri Wall-e a a sonda Eva, é nessa relação que reside o melhor do filme, os roteiristas e diretores conseguiram faser uma história de amor de qualidade que pega fundo o espectador sem ser piegas ou melósa, a ponto de você nem se preocupar com a condição do planeta ou a condição humana, a única coisa pela qual o espectador torce é para que os robozinhos fiquem juntos no final, quem já se apaixonou uma vez na vida não tem como não gostar de filme.
Em resumo, Wall-e é a melhor animação CGI(computação gráfica), tão bom que consegue se equiparar a grandes nomes na animação tradicional como Akira, Street Fighter, DC: A nova fronteira(esse ainda vai ganhar um post), e outros poucos.



Oque é que você esta esperando, VAI VER ESSE FILME.

2 comentários:

Esp. disse...

Alego insanidade mental temporária da parte de meu cliente. Sim, insanidade temporária. Sabe Deus quando começou, não se tem idéia de quando vai acabar.

Molho, meu amigo. Custa passar seus textos no corretor antes de postar? Custa dar uma revisada?

De qualquer maneira... Lamento (mentira) discordar veementemente da sua opinião. Em suma: O filme é uma bosta.

O visual é ótimo, claro. O trabalho de CGI dos caras não pode ser menosprezado. Mas como vc mesmo disse, qualidade gráfica não diz nada (na verdade diz um pouquinho sim).

Na minha humilde (mentira) opinião, a história é fraquinha e não consegue prender a atenção do espectador, contendo inúmeras falhas de lógica básica.

Os diálogos são geniais. NOT. Sério, a vozinha enjoada dos robôs enche o saco logo no começo, mas depois ela piora. Além disso, tudo se resume ao próprio nome deles, e a algumas palavras isoladas. Nas horas que deveriam ser dramáticas isso mata, pq vc já espera que eles gritem aquele "nããão" tosco. E eles não te desapontam.

Piegas e clichê a rodo. Você consegue facilmente deduzir o que vai acontecer a seguir, com uma precisão de 76% (se vc não estiver prestando muita atenção, o que é bem provável).

Resumindo: Esse é o típico filme "bonitinho", com a única ambição de fazer todos exclamarem meiga e enjoadamente "ohhhh" durante mais da metade do filme. Além de encher o bolso dos produtores de dinheiro, claro.

Recomendo todos a assistirem, pelo simples fato de que eu gosto de ver as pessoas putas por terem jogado seu dinheiro fora. Isso, e pela multidão raivosa que se formará, exigindo reembolso ou a cabeça do proprietário deste blog.

molho disse...

Opa, eu errei mas tenho motivos, é que eu geralmente faço os posts do blog aqui no laboratório do meu curso, é tem uma colega minha minha que também passa muito tempo aqui, só que a mina é cruel, sério a lazarenta tem que apanhar pra largar mão de ser tão gostosa, dai eu não sei se presto atenção no texto digitado ou no decote dela.